Representações sociais da figura paterna – Uma reflexão para o dia dos pais

Por Tiago Andrade

O imaginário do que é ser um “pai” nos núcleos familiares, depende muito da cultura e da época. Apesar das inúmeras discussões teóricas, é quase unânime a ideia de que jamais existiram sociedades matriarcais – aquelas em quem as mães centralizam os poderes econômicos e políticos. Então, presumimos que uma das únicas características comuns das concepções de família ao longo do tempo, em diferentes lugares, está associada ao patriarcado.

Com essa figura mental potente do que é “ser pai”, construímos a ideia do provedor. Passando por imaginar desde um caçador, até o homem que trabalha “na rua” para sustentar a família. Historicamente, os papéis de pais e mães eram muito bem definidos, mesmo com raras exceções. 

Após a revolução industrial, com o desenvolvimento científico, e as lutas por direitos decorrentes da revolução francesa, os papeis familiares começaram a se misturar. As mulheres começaram a dobrar as funções. Cuidavam das casas e trabalhavam fora, mas os homens não. Nos períodos de guerras, os papéis das mães ficaram ainda mais onerados. 

Mas de forma bem lenta, isso vem sendo desconstruído. A maioria das mulheres, já a tempos que exerce o papel que era exclusivo do pai, mas aos poucos, alguns homens começaram a exercer um pouco o papel de mãe. 

Se na concepção edípica de Freud, o pai é o rival da criança na atenção da mãe, aquela que satisfaz o bebê, hoje em dia não é simples nem mesmo saber quem faz o que em algumas relações. Ninguém tem tempo para nada. O maior inimigo das crianças na atenção da mãe hoje em dia, é a performance que ela tem que ter no mundo do trabalho.

Além disso, em muitos países e até mesmo no Brasil, de forma lenta, começamos a aceitar um pouco mais outros modelos familiares. Casais não monogâmicos, casais não hétero normativos, pessoas não cis gêneros, e mulheres sustentando as casas e homens cuidando dos lares. 

Afinal de contas, o que é ser pai hoje em dia? Se é ser o homem da relação, temos que complexificar o que é ser homem e o que estamos chamando de relação. Se é ser o responsável pelo afastamento da mãe que te satisfaz em uma possível interpretação psicanalítica, temos que entender os múltiplos fatores que exercem esse papel. Se é ser o provedor, teríamos que jogar anos de lutas feministas no lixo. 

O que vale mesmo é o que cada um sente. Pai, pode ser o biológico, o religioso, o simbólico, um padrasto, um avô, um tio, um amigo, uma mãe – “pãe”, além disso, podemos ter dois pais ou duas mães, ou simplesmente ninguém. Deveríamos aceitar hoje em dia que cada um tem sua história, e seus sentimentos. Suas presenças ou lacunas destas figuras ditas paternas, e está tudo bem.

O Dia dos Pais, deveria respeitar as histórias, inclusive, das pessoas que não tiveram pais, as que tiveram péssimas experiências com seus pais, ou as pessoas indiferentes a tudo isso. Tem tanto pai péssimo por aí!

O mercado vibra com o consumismo de mais uma data que pode e deve ser cada vez mais ressignificada. Mas no imaginário público, ainda está muito longe disso. As propagandas ainda exaltam a mesma figura paterna, de uma sociedade tradicional, de núcleos familiares idealizados. Mas será que não deveriam dialogar também com quem vive fora da família do comercial de margarina?

Ações Afirmativas do Ensino Superior

Professores de diferentes instituições se reuniram no colégio Gracinha para uma troca poderosa pautada pela diversidade e inclusão. A Profa. Rosilene Marcelino representou a